Gerenciamento de Obras em Shopping Centers: O Desafio de Construir sem Parar a Operação

vista-interior-do-hotel

A construção ou renovação de um shopping center é uma tarefa monumental por si só. Quando adicionamos a variável de que o empreendimento deve continuar a operar plenamente durante a obra, a complexidade se multiplica. Nesse cenário desafiador, a função de uma gerenciadora de projetos e obras torna-se não apenas importante, mas absolutamente crítica para o sucesso do projeto. Vamos explorar os motivos.

1. Gestão de Prazos: Uma Corrida Contra o Tempo Sem Fechar as Portas

Em um ambiente que não pode se dar ao luxo de pausas, cada segundo conta. Uma gerenciadora de projetos e obras especializada em shopping centers em funcionamento é mestre na arte de planejar e executar sem interromper o fluxo de consumidores e operações das lojas. Ela é responsável por:

Desenvolver um cronograma detalhado que leva em conta o horário de maior movimento do shopping e planeja atividades críticas para momentos de menor impacto.

Coordenar obras em fases para que sempre haja áreas plenamente funcionais para os clientes e lojistas.

Implementar soluções criativas para minimizar o impacto sonoro e visual das obras, mantendo uma atmosfera agradável para compras.

2. Controle de Custo: Orçamentação Precisa em um Cenário Dinâmico

Com o shopping em pleno funcionamento, cada decisão tomada tem implicações imediatas no custo operacional do espaço. Uma gerenciadora de qualidade atua na:

Previsão e alocação de recursos que considerem a necessidade de operações noturnas ou em horários alternativos.

Acompanhamento e ajuste constante do orçamento para responder a imprevistos sem comprometer a saúde financeira do projeto.

Negociação e gestão de contratos com o objetivo de manter o orçamento do projeto dentro do planejado.

3. Manutenção da Qualidade: Excelência Sem Interferências

O padrão de qualidade em um shopping center é uma promessa silenciosa feita a cada visitante. Manter e elevar essa promessa durante uma obra requer uma gerenciadora que:

Implemente barreiras estéticas que ocultem a obra sem impedir o acesso ou a visibilidade das lojas.

Garanta que todos os materiais e acabamentos estejam alinhados com o design e a identidade do shopping.

Realize inspeções frequentes para assegurar que os padrões de qualidade sejam mantidos, mesmo sob as condições desafiadoras de uma obra em ambiente ativo.

4. Segurança: Proteção Como Prioridade Indiscutível

A segurança durante obras em um ambiente tão dinâmico quanto um shopping center operacional é uma faceta que não pode ser subestimada. A gerenciadora deve:

Criar zonas seguras para os clientes e funcionários, longe de qualquer atividade de construção.

Assegurar que todas as rotas de evacuação e acessos de emergência estejam sempre disponíveis e sinalizados.

Realizar briefings de segurança constantes com as equipes de obra, focando na importância de manter um ambiente seguro para todos.

Conclusão: O Valor Inestimável de um Gerenciamento Especializado

Em resumo, a presença de uma gerenciadora de projetos e de obras em um shopping center que continua a funcionar normalmente é um elemento que transcende a simples administração de uma construção. Ela é a garantia de que o empreendimento pode se transformar e evoluir sem perder sua essência e funcionalidade. A gerenciadora é a orquestradora que garante que a sinfonia do progresso aconteça sem desafinar o cotidiano dos que frequentam e vivem o shopping center.

logomarca Onetek (1) branca

Sobre a gente

A Onetek Engenharia é uma empresa que atua com soluções de engenharia de clientes de médio e grande porte.

Atua no segmento de construção civil oferecendo múltiplos serviços de engenharia consultiva, através dos serviços de coordenação de projetos de arquitetura e engenharia, consultoria técnica, engenharia do proprietário
, entre muitos outros.

cONTATOS

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 45, Sala 308, Botafogo – Rio de Janeiro – RJ – 22270-000

Telefone: 55 21 2247-0699

Email: contato@onetek.com.br

Social Media

Olá, em que podemos lhe ajudar?