Inteligência Artificial na Construção

Inteligência artificial (IA) existe a partir de  tecnologia apoiada em sistemas capazes de analisar e usar dados para resolver problemas, tomar decisões e aprender com as próprias atividades que executa. 

A vantagem da inteligência artificial na construção civil é de que com os dados coletados possamos obter respostas preditivas, elaborar  cenários e ajudar nas tomadas de decisão. 

A utilização da IA hoje está relacionada com a complexidade da obra, o volume de investimento e os riscos envolvidos. A tendencia é que isso torne-se cada vez mais utilizado à medida que a tecnologias fique disponível para mais empresas. 

Consideramos a utilização da IA em 3 momentos: 

1 – Na elaboração dos Projetos 

A inteligência artificial no desenvolvimento de Projetos de Arquitetura e de Engenharia permite desenvolver projetos com maior eficiência e com menor impacto ambiental. Ajuda a prevenir falhas futuras. 

2 – Durante a obra   

No gerenciamento da Obra  a inteligência artificial pode ser usada desde da  fase de planejamento, como ao longo da execução da obra através de controles, análise de performance dos serviços, também  no canteiro de obras, trabalhando em conjunto com a Segurança do Trabalho reduzindo acidentes de trabalho.  

Com o auxílio de drones com câmeras, imagens em 3D dos canteiros de obras são capturadas e analisadas por um algoritmo de inteligência artificial. Os dados obtidos, serão usados posteriormente pela equipe de gestão e controle da obra para tomar decisões que diminuam os desperdícios no orçamento, por exemplo. 

3 – Pós-obra 

Capacidade de melhor atender ao cliente final (usuário/investidor), redução dos custos de manutenção, readequação de espaços em função de novas necessidades, monitoramentro e controle das utilidades da edificação, de acordo com as estações do ano, faixa de maior ou menor concentração de pessoas, entre outros 

Olá, em que podemos lhe ajudar?